Daisypath - Personal pictureDaisypath Wedding tickers

sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Como afirmou meu saudoso professor Ariosto Afonso, de Fisiologia Animal: "Uma mulher não é a mesma por mais de três dias consecutivos..." Isso é óbvio! Regidas por uma "pancada" de hormônios com taxas variando diariamente o que você espera? Somos então mais vulneráveis a mudanças de humor e sensíveis a fatores fisiológicos, psicológicos e sociais.

Distúrbios como TPM (Tensão Pré-Menstrual), da qual sou vítima, depressão pós-parto ou transtornos de humor relacionados a menopausa estão totalmente relacionadas com alteraçãos neuroendócrinas relativos aos hormônios femininos. As taxas de LH (hormônio luteinizante), FSH (Hormônio folículo-estimulante), estrógeno, progesterona dentre outros hormônios ovarianos variam coordenadamente promovendo o ciclo reprodutivos da mulher. Assim, de acordo o hormônio que esteja em alta no organismo em dado momento, somos suscetíveis a determinados comportamento.

Meu conhecimento de fisiologia é notoriamente restrito, porém a intenção desta postagem é, na verdade, comprovar que nós apesar de vivermos diante de um turbilhão-bioquímico conseguimos manter nosso comportamente uniforme diariamente... Com raras e justificáveis exceções, é claro?!

Nenhum comentário: